sábado, 4 de abril de 2009

Plano de Ensino
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Escola Municipal Joaquim José de Azevedo
Disciplina: Ciências
Série: 5ª EJA
Docente: Maria José Ribeiro Guimarães
Carga horária total: 120 h
Carga horária semanal: 4 h
Ano / Unidade de aplicação: 2009

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
A terra e o sistema solar
• A terra no espaço
• As estações do ano
• A lua
• A origem do sistema solar
• Os planetas do sistema solar
A estrutura da Terra
• A formação da terra
• O interior da terra
• A composição da crosta terrestre
• Tipos de rocha
• Os fósseis
• As placas da litosfera e sua movimentação
• Teoria da deriva dos continentes
O solo (litosfera)
• O solo e suas propriedades
• Os solos brasileiros
• O desgaste do solo
• O manejo adequado do solo
• O solo e a saúde
A água na terra (hidrosfera)
• A água nos seres vivos e na terra
• Os estados físicos da água
• O ciclo da água
• Propriedades da água
• O tratamento da água
• A água e a saúde

OBJETIVO GERAL
Compreender que existe uma relação entre o universo e o nosso planeta desde a sua formação até ao estado atual. Tudo o que forma a Terra é também um universo a ser estudado e preservado e isso depende também dessa compreensão, seja no ambiente da litosfera, na atmosfera e hidrosfera, ou seja, no todo. O homem é um com o universo. A existência de ambos depende da inter-relação harmônica entre eles.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Entender os processos de movimentação da Terra no espaço e suas conseqüências.
• Demonstrar através de observações simples que o heliocentrismo é uma verdade científica
• Explicar como acontecem as estações do ano
• Caracterizar a lua, suas fases e crateras
• Conceber o Big Bang como a verdade cientifica que explica a oprigem do universo e dos corpos celestes
• Diferenciar estrelas, planetas, satélites, asteróides e cometas
• Classificar os planetas a partir de suas características
• Observar os planetas que são visíveis a olho nu
• Informar-se sobre as características dos 8 planetas do sistema solar
• Entender o porquê de plutão ter sido categorizado como planeta anão.
• Definir o que faz um astrônomo
• Explicar os processos de formação do planeta Terra em relação ao universo e a si mesmo.
• Demonstrar que a Terra é quase esférica e que a percepção da sua planificação é uma ilusão de óptica devido ao seu tamanho.
• Identificar e definir as estruturas internas da Terra
• Tipificar as rochas a partir de suas características
• Reconhecer a importância dos fósseis para a história natural
• Diferenciar os tipos de físseis
• Exemplificar a formação de um fóssil
• Explicar o movimento das placas litosféricas relacionando-as com a formação dos continentes
• Definir terremoto e vulcão
• Entender a teoria da deriva dos continentes
• Processualizar a formação do solo
• Analisar a importância dos materiais orgânicos para formação e manutenção a vida a partir dos solos
• Identificar as propriedades dos solos e seus tipos
• Diferenciar os solos brasileiros
• Entender as causas da erosão, seus tipos e como o homem tem contribuído no avanço desse desgaste
• Aprender a conviver em harmonia com a natureza tendo como ponto de partida a informação sobre novas técnicas de manejo adequando do solo
• Cuidar para que os solos não sejam contaminados por meios domésticos, agrícolas e industriais começando das atitudes tomadas na preservação da natureza na nossa própria casa
• Relacionar a vida à presença de água
• Diferenciar os vários tipos de água
• Definir aqüífero
• Entender como ocorrem as mudanças de estado físico da água e sua relação com a manutenção da vida na Terra
• Esquematizar o ciclo da água e explicar sua importância
• Caracterizar a água e suas propriedades
• Esquematizar o funcionamento de uma estação de tratamento de água
• Pesquisar doenças que suam a água como meio de proliferação

METODOLOGIA (SITUAÇÃO DIDÁTICA)
As aulas serão constituídas de explicações dadas pelo professor à turma tendo como base o livro didático de Ciências do Projeto Araribá adotado pela escola. Essas explicações serão enriquecidas com questionamentos aos alunos de modo a ajudá-los a pensar sobre o tema proposto, sendo assim os questionamento são direcionados de modo a envolvê-los no desenvolvimento do conhecimento, partido sempre do conhecimento prévio dos alunos, os estimulado no desenvolvimento da assimilação do método científico e na criação e desenvolvimento dos seus próprios métodos de estudo.
Abaixo, descrevo o uso de alguns recursos que utilizaremos nessa unidade.
Para a aula sobre planetas, será usado um cartaz contendo todos os 8 planetas do sistema solar e o sol; como forma de estímulo os alunos visualização a lua através de uma luneta astronômica, tendo o seu funcionamento explicado em sala de aula.
Para as aulas sobre: Estruturas internas da Terra; Ciclo da água e Tratamento de água; os alunos serão estimulados a esquematizarem na forma de cartazes ou usando maquetes de isopor as estruturas supra citadas, explicando à turma a composição do esquema. Se possível for, os alunos farão uma visita a COMPESA para ver de perto como funciona o tratamento da água que bebemos.

RECURSOS DIDÁTICOS
Recursos audiovisuais, transparências, retroprojetor, quadro, TV, DVD. Maquetes, luneta astronômica e cartazes.

INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Provas escritas, exercícios, produções de texto, relatos de e as expectativas dos alunos.

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