sábado, 4 de abril de 2009

Plano de Curso
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Escola Municipal Joaquim José de Azevedo
Disciplina: Ciências
Série: 8ª
Docente: Maria José Ribeiro Guimarães
Carga horária total: 120 h
Carga horária semanal: 4 h
Ano / Unidade de aplicação: 2009

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
As propriedades dos materiais
• A matéria e suas propriedades
• Os estados físicos da matéria
• Substâncias puras e misturas
• Soluções
• Separação de misturas
As transformações dos materiais
• Átomos e elementos
• As ligações químicas
• As reações químicas
• Energia nas reações químicas
• A velocidade das reações químicas
• Diversidade das substâncias

OBJETIVO GERAL
Compreender a relação da química e da física como ciências que explicam o mundo e o universo que nos cerca tendo como ponto de partida os constituintes fundamentais da natureza que são os átomos com suas partículas cujas manifestações são perceptíveis nas várias situações em que o conhecimento da física e da química são aplicados na forma de leis, teorias e na prática do cotidiano.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Definir matéria
• Diferenciar matéria de energia
• Identificar as propriedades gerais e específicas da matéria
• Definir massa
• Definir volume
• Relacionar massa e volume para identificar a densidade de um material
• Identificar os estados físicos da matéria em todas as suas formas
• Caracterizar os estados da matéria de modo a ajudar na compreensão das situações em que um material está em um estado definido.
• Esquematizar as mudanças de estado físico da matéria e explicando o que acontece em cada fase
• Explicar como ocorre a variação de energia que gera as mudanças de estados físicos da matéria e sua relação com o calor e a temperatura
• Explicar o funcionamento de uma panela de pressão
• Classificar os materiais de acordo com sua constituição
• Diferenciar substância pura de mistura
• Identificar os tipos de misturas associando-as cada uma a sua nomenclatura
• Identificar o soluto e solvente em soluções cujos constituintes são materiais conhecidos
• Definir solubilidade, saturação e concentração.
• Apresentar soluções para a separação de misturas homogêneas e heterogêneas identificando o tipo de mistura, finalidade e sua forma de separação
• Conceituar átomo
• Localizar as informações dos elementos químicos na tabela periódica
• Conhecer as regras de nomenclatura dos elementos químicos
• Identificar o número atômico associando-o ao número de prótons e elétrons de um átomo
• Entender a formação do número de massa atômica e o conceito de isótopos
• Associar as ligações químicas à necessidade da manutenção de equilíbrio e estabilidade das camadas eletrônicas nos átomos tendo como referência os gases nobres
• Definir e identificar as ligações iônicas
• Definir e identificar as ligações covalentes e dativas
• Caracterizar as ligações metálicas pelas suas propriedades
• Conhecer a tabela periódica dos elementos e suas partes
• Diferenciar os fenômenos químicos (reações químicas) dos fenômenos físicos
• Equilibrar as equações químicas pelo método das tentativas e pelo método matemático
• Enunciar a lei da conservação da massa e verificar sua realidade nas equações químicas após o sei equilíbrio
• Caracterizar as formas de absorção e liberação de energia nas reações químicas
• Diferenciar reações endotérmicas e exotérmicas
• Definir catalisador
• Conhecer as funções químicas inorgânicas, suas propriedades e as relações entre si
• Compreender a natureza dos ácidos e bases na formação dos sais, quando misturados e, na sua união com água, na formação dos óxidos.

METODOLOGIA (SITUAÇÃO DIDÁTICA)
As aulas serão constituídas de explicações dadas pelo professor à turma tendo como base o livro didático de Ciências do Projeto Araribá adotado pela escola. Essas explicações serão enriquecidas com questionamentos aos alunos de modo a ajudá-los a pensar sobre o tema proposto. Os questionamentos são direcionados de modo a envolvê-los no desenvolvimento do conhecimento, partido sempre do conhecimento prévio dos alunos, os estimulando no desenvolvimento da assimilação do método científico e na criação e desenvolvimento dos seus próprios métodos de estudo.
Os esquemas poderão ser feitos em isopor ou na forma de cartaz

RECURSOS DIDÁTICOS
Recursos audiovisuais, transparências, retroprojetor e quadro.

INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Provas escritas, exercícios, produções de texto, esquemas, relatos de e as expectativas dos alunos.

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